anchor

Conheça os caminhos que vão
somar resultados para o seu filho.

Clique aqui para ir ao site do Israelita

anchor

Tradição

Os projetos inovadores do Colégio Israelita apresentam um elemento diferenciado, que torna a vivência dos alunos ainda mais especial: a tradição.

Desde as ações empreendedoras até os conteúdos aprendidos em sala de aula, tudo passa pela cultura, pelos mandamentos e pela essência de um povo milenar. Estes caminhos apresentam valores necessários para que os nossos estudantes se tornem, além de ótimos alunos, excelentes seres humanos.

A dança Israeli transmite a história através da expressão corporal. Nas coreografias criadas pelos professores e executadas pelos alunos, os movimentos parecem falar. Estes, somados com a integração entre as fantasias e a música, permitem que até mesmo quem nunca ouviu falar em judaísmo passe a compreendê-lo melhor.

O judaísmo está na Escola. Dessa forma, o Israelita prova que tradição e inovação podem caminhar lado a lado. Mais ainda, entrelaçam-se durante a vivência escolar.


anchor

Sustentabilidade

Jovens alunos, preocupados em obter soluções criativas para um problema que preocupa o mundo inteiro: as condições atuais do meio ambiente. A Oficina de Marketing Ecológico, criada em 2008, gerou frutos, cativou mais alunos e hoje já é uma Organização Não-Governamental.

A ONG Patrulha Ecorresponsável desenvolve projetos voltados para a sustentabilidade e cria materiais de divulgação sobre ações ecologicamente corretas.

A Patrulha Ecorresponsável supervisiona, ensina e divulga atitudes relacionadas à consciência ecológica. A separação do lixo, por exemplo, tem um significado e um resultado positivo para o meio ambiente. E a Patrulha está sempre alerta para demonstrá-los.


anchor

Inglês

Muito além do "the book is on the table", o Israelita enxerga o domínio da Língua Inglesa como um passaporte para uma vida produtiva no século XXI.

Um dos pilares de sustentação do Projeto Político-Pedagógico do Colégio Israelita Brasileiro é a formação acadêmica de alta qualidade. O sólido conhecimento de uma segunda língua é fundamental em uma época em que o intercâmbio entre as pessoas já não é limitado pelas fronteiras físicas.
É preciso habilitar os alunos à vida produtiva em uma sociedade marcada pela disseminação da informação, dos negócios e dos relacionamentos interpessoais em escala planetária.
O Israelita investe na qualificação do ensino da Língua Inglesa para responder a essa demanda.

O conceito do English Fun Center, tanto em sua sede no primeiro andar da Escola, quanto nos recantos construídos nas salas de aula da Educação Infantil, prevê um mergulho na cultura dos países de Língua Inglesa, além de uma ambientação e identidade visual próprias e diferenciadas.


anchor

Voluntariado

Dentro do judaísmo, existe um mandamento conhecido como Tzedaká. Ele é traduzido como justiça social. É a obrigação que todo o judeu tem de doar uma parte de seus ganhos aos necessitados. Essa doação também pode se dar através de trabalho ou de conhecimento. Chamamos isso de Guemilut Chassidim.

Com base nessas definições, os alunos da 8ª série do Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre realizam um trabalho de voluntariado e, assim podem exercer esses conceitos judaicos. O voluntariado existe no Colégio Israelita há oito anos. Foi introduzido dentro da disciplina de Cultura Judaica, que faz parte do currículo da escola.

Guemilut Chassidim - é dar aquilo que você é.

Tzedaká - é dar aquilo que você tem.


anchor

Projeto Curriculum Vitae

O Projeto Curriculum Vitae é um desdobramento do Currículo Socioafetivo do Israelita e tem por objetivo incentivar crianças e jovens a desenvolver com autonomia sua vida acadêmica e seus relacionamentos interpessoais.

A sensibilização para a gestão da própria vida inicia ainda na Educação Infantil e se estende até o Ensino Médio, através de instrumentos e propostas adequados às diferentes faixas etárias.


anchor

Oficinas Tecnológicas

Veja algumas das oficinas voltadas para a tecnologia que são desenvolvidas ao longo do ano!

Oficina de animação:
Nessa oficina, os alunos aprendem os princípios da animação, o histórico e os principais conceitos. Mas vão além da teoria, pois desenvolvem trabalhos usando as técnicas de flipbook, stop motion e animação convencional. Duração: 24 horas.

Oficina de edição de vídeo com iPad
Os alunos aprendem a utilizar o software iMovie para fazer edição de vídeo, utilizando o próprio iPad para a captura de imagens (foto e filmagem). Depois, fazem um vídeo aprendendo os principais recursos do aplicativo. Duração: 10 horas.

Oficina de Lógica de Programação
Os alunos aprendem a desenvolver algoritmos computacionais (programas) utilizando uma linguagem em pseudocódigo. Algoritmos são a base para qualquer linguagem de programação. A oficina é pré-requisito para a oficina de Desenvolvimento de Aplicativo para iOS. Duração: 10 horas.

Software: Lógica de Programação
Os alunos aprendem a produzir animações, aplicativos e jogos para celular, através do software "Scratch", desenvolvido com fins pedagógicos pelo MIT (Massachusets Institute of Technology).


anchor

Núcleo de Política e Cidadania

A Ir Ktaná conta com vereadores, secretários e um prefeito. Eleitos pelos próprios alunos, os pequenos líderes estudantis apresentam funções similares àquelas exercidas por ocupantes desses cargos na Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal. Eles se reúnem regularmente na cidade-laboratório para debater possíveis melhorias para a sua cidade.

MiniKnesset: em parceria estabelecida entre o Colégio Israelita Brasileiro e o Eitan – Central Educativa da Agência Judaica, os alunos da 2ª série do Ensino Médio desenvolvem estudos sobre legislação em Israel, formato e atuação do Parlamento Israelense (Knesset), sistema eleitoral, partidos políticos e suas plataformas, sociedade israelense e seus dilemas atuais. Desenvolvendo habilidades de oratória e de negociação, os jovens são divididos em partidos políticos e comissões que elaboram e votam projetos de lei, simulando uma sessão da Knesset.


anchor

Ciência e Tecnologia

O Núcleo de Ciência & Tecnologia conta com uma estrutura capaz de gerar inúmeras possibilidades aos alunos. Localizado na Ir Ktaná, o espaço conta com oficinas de física, astronomia e fotografia, e permite que os estudantes aprofundem, na teoria e na prática, os conteúdos pelos quais mais se interessam.

O Israelita também incentiva o pensamento crítico, sempre levando os seus alunos a aprofundarem os temas que mais lhes chamam a atenção. Através dessa iniciativa, o Colégio vem colhendo os frutos que plantou. As participações nas duas últimas edições do Salão UFRGS Jovem foram muito significativas. Na edição de 2012, cinco trabalhos inscritos pela Escola foram premiados como destaques do evento.


anchor

Empreendedorismo

É um espaço para os estudantes desenvolverem projetos empreendedores com visão, planejamento, comprometimento e persistência.

Dentro do Núcleo, há diversos projetos interdisciplinares (livro, rádio, jornal e miniempresas), parcerias com a iniciativa privada, voluntariado, pesquisa, palestras, consultorias, Junior Achievement.


anchor

Laboratório Itinerante de Informática

O projeto é mais do que um laboratório itinerante. Quando se pensa no laboratório itinerante, pensa-se que os profissionais se deslocam e se criam as mesmas relações de interdependência.
Estamos trabalhando na gradativa implementação desses recursos como uma ferramenta adicional em sala de aula. Os tablets começaram a ser utilizados na Educação Infantil, mas todas as etapas, de alguma maneira, já usaram os IPADs em alguma atividade.

Para o ano que vem, com o advento da rede sem fios, qualificaremos mais os projetos : o de Música Eletrônica, às sextas , usará o GARAGE BAND; as oficinas de vídeo, astronomia e outras, que já usam os IPADs como ferramenta, serão incrementadas.


anchor

Ir Ktaná

Um projeto diferenciado pedagogicamente, que proporciona aos alunos, na prática, as mais diversas vivências e aprendizados. Essa é a cidade-laboratório do Colégio Israelita. Essa é a Ir Ktaná.

Em apenas 3 anos, o espaço já conquistou o coração de todos que o visitaram. Palestras, exposições, apresentações de teatro e dança e até sessões no terraço do Núcleo de Ciências e Tecnologia para observar as estrelas já foram realizadas. Os eventos contaram com pais, alunos, ex-alunos e funcionários da Escola. Todos com a possibilidade de presenciar a efetividade daquilo que parecia um sonho.

A Ir Ktaná vai muito além disso tudo. Traz o lado espiritual com a sinagoga; artístico com o Centro Cultural; informativo e musical com a Rádio; empreendedor com a Incubadora; tecnológico com o Núcleo de Ciências e Tecnologia; político com a prefeitura e social com as ONG's que se reúnem no local. A cidade-laboratório engloba questões que estão muito além das disciplinas ensinadas em sala de aula e que são muito importantes, nos dias de hoje, no mundo em que vivemos.


anchor

Dança, Teatro e Esporte

Com a integração entre dança e teatro, os professores transmitem histórias através da expressão corporal. Um exemplo disto é o Noach, um espetáculo realizado em homenagem aos 90 anos da Escola, no qual mais de trezentos e sessenta (360) alunos recontaram a história da Arca de Noé.

Na área esportiva, o projeto Currículo do Movimento oferece uma proposta curricular que tem como objetivo a construção de conhecimentos, capacidades e habilidades que possibilitem aos alunos uma autonomia em relação às suas práticas corporais.

Para isso, o Colégio Israelita oferece e realiza diferentes ações que promovem e ampliam a cultura corporal de movimento numa perspectiva interdisciplinar, tais como: aulas de Educação Física; aulas e escolinhas de dança; escolinhas esportivas; projeto Semana Chai; Macabíadas escolares; participação em eventos e campeonatos municipais, estaduais e nacionais; festival de ginástica olímpica, entre outros projetos. Essas ações priorizam as questões relacionadas às áreas da saúde, esporte e lazer e são realizadas através de saídas de campo, palestras, seminários e debates articulados com as demais disciplinas.